DIREITOS MULHER 2O dia 08 de março marca a celebração do Dia Internacional da Mulher, e este mês é dedicado para que toda a sociedade reflita e se conscientize sobre a necessidade de lutar e conquistar direitos, proteção, garantias e respeito para as mulheres, atacando os problemas que causam a violência e a desigualdade de oportunidades entre homens e mulheres.

O surgimento desta data, criada pela ONU em 1975, foi inspirado pela luta de trabalhadoras desde o século XIX, que já naquela época reivindicavam melhores condições de trabalho e de vida, salário justo e igualdade de condições.

A partir desta luta, iniciada por estas pioneiras, muitas outras mulheres batalharam na busca por mais respeito e igualdade de gênero. E muitas conquistas foram alcançadas ao longo dos últimos anos.

O resultado desta mobilização histórica é que as mulheres têm conquistado uma maior participação e destaque nos mais diversos setores da sociedade, aumentando sua atuação no mercado de trabalho, ocupando cargos de liderança e contribuindo de forma destacada para o desenvolvimento social e econômico, seja aqui no Brasil ou no mundo.

No entanto, ainda há muito a ser conquistado pelas mulheres e não faltam obstáculos a serem superados.

A violência contra a mulher ainda é uma triste realidade para muitas; as oportunidades profissionais e educacionais continuam insuficientes; os homens permanecem ganhando, em média, mais que as mulheres para o mesmo tipo de função e experiência; os direitos das trabalhadoras vêm sendo atacados mais do que nunca; e a cultura do machismo se mantem na sociedade, tentando impedir maiores avanços pela igualdade de gêneros.

Mas muitos outros estão firmes e fortes na busca por maior respeito e dignidade para todas as mulheres. E o Sindecrep-SP participa desta luta, atento e vigilante para defender as companheiras de categoria contra a discriminação, o preconceito e pela conquista de mais direitos, garantias e oportunidades.

O Sindecrep-SP está com vocês, mulheres, pois juntos somos mais fortes!!!!