CONCESSIONARIAS EMBOLSAMEmpresas que operam rodovias concedidas pelo governo federal estão se apropriando indevidamente de recursos pagos pelo cidadão, graças a falhas e normas irregulares editadas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), órgão que deveria fiscalizar o serviço.

De acordo com auditoria do Tribunal de Contas da União, os condutores de veículos tenham pago ao menos R$ 1,2 bilhões a mais que o devido em praças de pedágio pelo Brasil.

Segundo a investigação, a agência deixou de aplicar descontos obrigatórios nas tarifas, autorizou reajustes sem previsão contratual e permitiu a ampliação sem justificativa de custos com equipamentos.

Além disso, o relatório do TCU sobre as concessões, concluído em novembro último, estima que reduções de até 14% nos preços pagos pelos motoristas deixaram de ser aplicadas nos processos de reavaliação recentes.

O Tribunal constatou também que o usuário tem pago pedágio até para manter pistas que não existem. Os contratos determinam a redução da tarifa quando a concessionária responsável não duplica a rodovia.

As informações acima foram divulgadas pelo jornal Folha de São Paulo

Para mais detalhes, clique aqui.