Sindecrep SP Logotipo3Estamos caminhando nas negociações dos Acordos Coletivos dos trabalhadores nas empresas concessionárias de rodovias e estradas do Estado de São Paulo, e permanecemos fortes e firmes na busca por melhores condições de trabalho para todos as companheiras e companheiros de categoria, apesar das dificuldades naturais que um momento como este apresenta.

São muitos detalhes específicos sobre cada empresa envolvida, com inúmeras reuniões de negociação com os representantes das concessionárias paulistas, porém sempre tendo em vista a manutenção dos direitos já conquistados e com objetivo claro de aumentar o número de benefícios e garantias em cada um dos Acordos. E mantemos a esperança em obter o melhor ACT possível aos trabalhadores.

E como já dissemos outras vezes, não existe crise no setor; os investimentos das concessionárias continuam acontecendo, e as novas licitações para privatização de estradas e rodovias estão em curso, o que não justifica os obstáculos que a empresas apresentam para reduzir e até retirar direitos de nossos colegas de categoria.

Um exemplo disso é a nova concessão oferecida pelo governo do Estado de São Paulo, lançada em 15/02 deste ano, que prevê investimentos de R$ 9 bilhões e projetos de ampliação e modernização em 1.201 quilômetros e a duplicação de outros 417 quilômetros, que serão administrados pela Centrovias e pelo Dersa, em um trecho que liga Piracicaba até Panorama, no extremo oeste do estado, próximo à divisa com o Mato Grosso do Sul.

Porém, as futuras conquistas da categoria somente serão possíveis com a participação presente dos empregados das empresas concessionárias, entrando em contato com nossas representantes de base ou se comunicando através de nossos canais de contato (site, e-mail, telefone, WhatsApp), dando suas sugestões, esclarecendo dúvidas, denunciando as más condições de trabalho e principalmente se associando ao Sindecrep-SP.

A união das companheiras e companheiros da categoria se faz muito necessária, ainda mais agora em que os ataques às organizações sindicais estão mais fortes do que nunca. Exemplo disso foi a edição da Medida Provisória 873, que ataca a livre escolha de associação dos trabalhadores, desrespeita o desejo dos empregados expresso nas assembleias e interfere de modo injusto e desmedido na autonomia financeira das entidades de classe.

Somente um Sindecrep-SP forte e estruturado pode lutar pelos seus direitos trabalhistas, garantindo a todos e todas uma melhor qualidade de vida e a conquista de direitos e benefícios aos trabalhadores da categoria. E para isso, somente a participação e o repúdio coletivo a todo tipo de ataque ao seu Sindicato, seja pelo governo, seja pelas empresas, poderá fortalecer sua entidade sindical a fim de que ela possa enfrentar os inúmeros desafios presentes e futuros.

O Sindecrep-SP trabalha e luta por você! Faça parte desta luta também!

Somente juntos somos mais fortes!

ROSEVALDO JOSÉ DE OLIVEIRA, Presidente do Sindecrep-SP