TRT CAMPINASFoi realizada nesta quarta-feira (31/07), na sede do Tribunal Regional do Trabalho em Campinas/SP, a audiência de conciliação entre os representantes do Sindecrep-SP e da concessionária Arteris/Intervias, devido ao processo de Dissídio de Greve em função do movimento grevista dos empregados da empresa, organizado no dia 18/07. A reunião contou também com a participação da Comissão de Empregados da empresa.

Durante a audiência, a Intervias não cumpriu sua palavra e voltou atrás de sua proposta inicial para a suspensão da greve, que foi a de reajuste salarial de 4%, incidente inclusive sobre o piso salarial e demais cláusulas econômicas, assim como negou o reajuste de 5% sobre o vale alimentação, em pagamento em valor fixo, mensal, equivalente a 22 dias trabalhados, garantindo também este pagamento no mês de férias.

A concessionária alegou que não tem condições de pagar o reajuste aos empregados que já usufruíram suas férias entre março e agosto deste ano.

O Sindecrep-SP não concordou com esta proposta da empresa, que além de não ser aquilo que foi acertado em acordo para a suspenção da greve, não atende as regras legais de negociação, uma vez que a data-base da categoria é 01/03/2019, e sendo assim, todas as cláusulas acordadas valem a partir da data-base.

Além disso, a Intervias insiste em continuar não cumprindo com as leis trabalhistas, pois seus empregados não conseguem usufruir da forma correta seu intervalo intrajornada, que é pré-assinalado em um horário único, mas que na verdade é dividido em períodos de 30 minutos cada, ou em um período de 40 minutos e outro, de 20 minutos, e muitas vezes no início do expediente de trabalho.

O Sindecrep-SP não aceita esta postura desumana da concessionária e exigiu que a empresa cumpra com os objetivos das normas trabalhistas, que estipulam o intervalo intrajornada em 1 hora sem interrupção, no meio do expediente, para efetivo descanso e possibilidade de refeição.

Diante da intransigência da Intervias, não restou outra alternativa ao TRT/SP a não ser enviar o Dissídio de Greve para julgamento na Seção de Dissídios Coletivos (SDC), cuja a audiência ainda será marcada e o processo não tem previsão para ser concluído.

No entanto, o Sindecrep-SP destaca que continuará a defender os empregados da Intervias na busca de seus direitos e que também irá mostrar que a greve do dia 18/07, além de suas justas reivindicações, foi legal e respeitou todas as regras previstas pela Lei de Greve.

Vamos continuar firmes e fortes na luta e contamos com a união da categoria neste momento, pois juntos somos mais fortes.

Segue abaixo a cópia da Ata desta audiência.

ATA INTERVIAS DISSIDIO DE GREVE

ATA INTERVIAS DISSIDIO DE GREVE 2