carteira de trabalho digital 780x520Desde novembro de 2018, o trabalhador brasileiro pode ter as informações de Qualificação Civil e de Contratos de Trabalho que hoje estão na Carteira de Trabalho em um aplicativo para celular.

A Carteira de Trabalho Digital pode ser baixada em qualquer smartphone com sistema operacional Android ou IOS, e funciona como uma extensão do documento em papel.

Com o objetivo de facilitar a vida dos trabalhadores, através da Carteira de Trabalho Digital é possível ter este documento sempre à mão para fazer uma consulta, pois todas as experiências profissionais formais, as atuais e também as anteriores, vão estar no aplicativo.

Mas atenção: a Carteira de Trabalho em papel continua existindo e sendo o documento oficial do trabalhador.

 

Como ter a Carteira de Trabalho Digital no celular

Ela pode ser adquirida por meio do aplicativo CTPS Digital, mas para utilizá-la, é preciso ter um cadastro no site cidadão.br. Veja como fazer o processo:

  1. Acesse o Google Play ou a App Store e faça baixe o aplicativo;
  1. Ao abrir o aplicativo pela primeira vez, siga a explicação de como ele funciona;

CTPS DIGITAL 1

  1. Na última tela, clique em “Entrar” e realize o login, ou faça um cadastro no site cidadão.br. Se você já estiver cadastrado, mas esqueceu sua senha de acesso, entre no site cidadão.br em um computador e redefina sua senha;

CTPS DIGITAL 2

 

  1. Feito o login, clique em “Autorizo”.

CTPS DIGITAL 3

Deste momento em diante, você vai conseguir ter acesso a sua carteira de trabalho digital. Na primeira aba do aplicativo, existem informações como o número do PIS, CPF e da CTPS. Na segunda aba, há informações a respeito das empresas onde trabalhou. E na terceira aba, existem dados que foram incluídos pela carteira digital.

CTPS DIGITAL 4

Este processo vale tanto para os celulares com sistema Android, como também para iPhone.

Para mais informações, acesse https://empregabrasil.mte.gov.br/carteira-de-trabalho-digital/