NAO CAIA NA CONVERSA DO PATRAOO Grupo AB, responsável pelas concessionárias Triângulo do Sol e Colinas, continua agindo de forma arbitrária, prepotente, intransigente e antidemocrática, impedindo os representantes do Sindecrep-SP de entrar em contato com seus empregados.

Entre as posturas anti sindicais praticadas por este grupo, está o impedimento da realização das assembleias de data-base 2020, que tem por objetivo discutir e aprovar democraticamente a pauta de reivindicações de seus trabalhadores. Tal postura tenta calar a boca de seus empregados e dificultar as futuras negociações, que buscarão melhores condições de trabalho, salário justo e manutenção e conquista de benefícios e garantias.

Além disso, os empregados da Colinas e da Triângulo denunciaram que foram “orientados” a não pegar qualquer material do Sindecrep-SP ou conversar com os representantes do Sindicato. E nas nossas tentativas de visita aos postos de trabalho, quando conseguimos conversar com alguns trabalhadores, as empresas do grupo impõem a distância que temos de manter dos locais de trabalho, na tentativa de limitar nossa atuação, um verdadeiro absurdo.

Esta atitude da empresa é ilegal e imoral, pois não respeita a livre atuação do seu Sindicato, que somente quer exercer seu direito de sindicalizar, conversar, orientar, conscientizar, colher denúncias e sugestões, fiscalizar as condições de trabalho e permitir a manifestação democrática dos empregados, sempre em busca da melhoria da qualidade de vida e de trabalho dos companheiros e companheiras de categoria.

Vale lembrar que nunca achamos que podemos entrar nos locais de trabalho na hora que queremos, sem respeitar a dinâmica de serviços da concessionária. Nossa postura com o grupo AB, assim como com as demais empresas do setor, é sempre solicitar autorização para a realização das visitas. E durante todos estes anos de existência do Sindecrep-SP, nunca houve notícia ou registro de que as visitas realizadas pelo Sindicato tenham comprometido o sistema operacional ou a segurança rodoviária, muito menos o sistema médico emergencial integrado à concessão.

O mais chocante é que a maioria das empresas concessionárias não criou e não cria obstáculos à atuação do Sindecrep-SP, tendo muitas, inclusive, já confirmado datas e horários da realização das assembleias de data-base, além de não impedir o contato dos representantes de seu Sindicato com seus empregados.

Se a maioria das empresas não vê problema na presença do Sindecrep-SP em seus postos de trabalho, qual será o motivo que leva o grupo AB a impedir a presença dos representantes dos empregados da categoria em suas concessionárias.

Eles têm algo a esconder? Têm medo da força do Sindecrep-SP e dos trabalhadores da categoria? Querem enfraquecer o nosso movimento sindical, numa atitude covarde e arbitrária? Querem calar seus empregados e impedi-los de se manifestarem?

E como se não bastasse tudo isso, o grupo AB enviou um documento ao Sindecrep-SP, na tentativa de nos intimidar, fazendo acusações, mentindo e pressionando o Sindicato a retirar uma matéria de seu site, que eles acusam de ser mentirosa.

Nada do que foi publicado é mentira. Os empregados da Colinas e da Triângulo do Sol conhecem a realidade e sabem que o conteúdo desta matéria é verdadeiro. Sendo assim, não vamos retirar a notícia do ar, pois estamos numa democracia e não vamos aceitar que qualquer empresa do setor venha interferir na livre expressão da Sindecrep-SP e dos empregados da categoria.

Avisamos que não vamos nos intimidar, assim como não vamos admitir pressões de qualquer tipo contra a livre atuação sindical e ao justo direito permitir que o Sindecrep-SP e os empregados da categoria possam lutar em favor da melhoria das condições de trabalho.

Faremos tudo que a lei nos permite e que estiver ao nosso alcance para denunciar e pressionar esta empresa a mudar seu comportamento e agir de forma democrática, com todas as medidas cabíveis diante desta conduta anti sindical praticada pelo grupo AB.

Não adianta a empresa tentar afastar seu Sindicato dos empregados do grupo AB, pois vamos continuar presentes, vigilantes e atuantes junto aos companheiros da categoria. A luta está apenas começando. Juntem-se a nós, pois somente juntos somos mais fortes!