ESTAMOS DE OLHOAo longo desta quarta-feira (30/10), o Sindecrep-SP participou de uma série de reuniões junto aos representantes da Arteris e das Comissões de Empregados com o objetivo de acompanhar, debater e fiscalizar a aprovação dos termos do novo Programa de Participação nos Resultados (PPR).

E para nosso espanto e indignação, o cenário encontrado não foi um espaço aberto para discussão, deliberação e debate dos termos do Acordo de PPR.

Em espaços cheios de pompa e tecnologia, mas sem democracia e respeito ao Sindicato, o que se apresentou em todas as reuniões foram slides sucintos, sem detalhes ou explicações por parte da empresa.

Em todas as reuniões, o Sindecrep-SP manifestou sua discordância com essa configuração de discussão para o Acordo de PPR. As reuniões resumiram-se à apresentação do plano pela empresa, em poucos slides denominados “Programa de Incentivo aos Resultados”, com os respectivos percentuais para cumprimento das metas (imagem abaixo).

O Sindecrep-SP, em nenhuma das reuniões, teve oportunidade de conhecer e analisar as metas específicas, os critérios para pagamento (que não se relacionam com as metas) ou a quantidade de salários previstas para pagamento. Nas reuniões, não se apresentou uma proposta transparente e minimamente estruturada.

Ao contrário: toda vez que as empresas foram questionadas e chamadas a detalhar o Plano, as respostas que os representantes do Sindicato receberam foi de que isso não precisa ser de conhecimento do Sindicato e que tudo será tratado entre empresa (Gestores) e empregados.

Embora muitos empregados, culturalmente, percebam os pagamentos de PPR como presente das empresas, o Sindecrep-SP entende de forma diferente.PPR ARTERIS 1

A empresa é grande beneficiada com a implantação dos Programas de Participação nos Lucros e Resultados. Além do grande incentivo financeiro e fiscal, a efetiva implantação dos PPRs gera lucro para a empresa, uma vez que os programas tem impacto nos resultados obtidos no esforço e dedicação de seus empregados envolvidos no cumprimento das metas estabelecidas pelo PPR.

Frisamos que o nosso objetivo nunca foi, é ou será, impedir que vocês recebam o pagamento do PPR. Ele não é um presente da empresa. É um direito dos empregados. Não podemos abrir mão de nosso papel, garantido por lei, de fiscalizar e lutar pela implantação de um PPR justo e transparente para todos os empregados.

Além do nosso desejo de defender seus interesses, é obrigação legal a participação do seu Sindicato neste processo. É preciso garantir que as empresas cumpram a lei.

Apesar da lei conferir liberdade às partes para o estabelecimento dos critérios de participação nos lucros e resultados, dois pontos merecem destaque. O primeiro é a exigência de regras e critérios objetivos, afastando-se os critérios subjetivos. O outro aspecto é a flexibilidade assegurada para viabilizar a PLR/PPR.  Os critérios indicados na lei são exemplificativos e podem ser negociados pelas partes, desde que possam ser medidos e avaliados.

Em nenhuma das reuniões, foi possível constatar que estes dois pontos estão sendo respeitados.

Em razão disso, sem receber as explicações necessárias para a assinatura do Acordo, fica prejudicada a concordância do Sindicato com o pseudo Plano apresentado nas reuniões.

Vamos continuar firmes na luta pelos direitos, justiça e transparência no tratamento da questão da PPR dos empregados da Arteris, apesar de muitas vezes termos que lidar com a falta de apoio dos próprios empregados envolvidos. Não vamos desistir. Isso porque a maioria dos empregados sabe a nossa verdadeira intenção: exercer nosso papel garantido por lei de defender seus interesses.

Nossa luta é a sua luta!

Em nome de tudo isso, tomaremos todas as medidas cabíveis

Não caia na conversa da empresa!!!!

Junte-se a nós nesta luta, pois o Sindecrep-SP está sempre a favor de vocês!!!!