SINDICATO UNIDO E FORTEOs empregados da Intervias, em conjunto com o Sindecrep-SP, conquistaram na Justiça do Trabalho mais uma vitória, provando que um Sindicato fortalecido e com a participação das companheiras e companheiros da categoria faz a diferença.

No dia 28/05/2020, em audiência telepresencial do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), 15ª região, em Campinas/SP, foi julgado o processo de Dissídio de Greve envolvendo os trabalhadores da Intervias e o Sindecrep-SP, contra os patrões.

Este processo foi motivado pela realização da greve de 18/07/2019, em que os trabalhadores da Intervias e o Sindecrep-SP se uniram para reivindicar uma série de melhorias nas condições de trabalho, e contra a postura insensível e inflexível dos patrões diante das necessidades de seus empregados.

Após firmarem Acordo Parcial (Manutenção das Cláusulas Preexistentes, reajuste salarial com aumento real (4%) Refeição/Alimentação nas Férias em valor fixo e com aumento real (5%),  estabilidade de emprego para os grevistas de 60 dias) em audiência de conciliação, ficou pendente de julgamento as cláusulas que tratam da jornada de trabalho, especificamente do intervalo para refeição e descanso e a cláusula da contribuição assistencial dos empregados.

A decisão do TRT determinou que a empresa tem de regularizar o intervalo intrajornada de seus empregados, obrigando a Intervias a oferecer intervalos de 1 hora para refeição e descanso após a terceira hora de trabalho, não podendo atingir as duas últimas horas de serviço.

Ou seja, vocês só podem usufruir do intervalo para refeição e descanso após a terceira hora de trabalho e antes da segunda hora do término da jornada de trabalho.

Esta conquista dos companheiros da Intervias e do Sindecrep-SP veio corrigir um problema relatado pelos empregados. Eles se viam obrigados, muitas vezes, a cumprir o intervalo logo no início do expediente e já alimentados desde sua casa, não conseguindo usufruir dignamente o seu direito ao descanso durante a jornada.

Agora a empresa NÃO PODE conceder o intervalo para refeição e descanso antes da terceira hora e após as duas últimas horas. Se isso acontecer, reclame, denuncie e/ou exija o pagamento dessa hora como extra.

Vale dizer que esta decisão retroage a 1º de março de 2019. Por isso, se você NÃO usufruiu do intervalo para refeição e descanso dentro dessa regra determinada pelo Tribunal, exija seus direitos.

Outra conquista dos companheiros da Intervias e do Sindecrep-SP: o Tribunal Regional do Trabalho considerou a greve de 18/07/2019 legal, indo contra o desejo da Intervias de que fosse declarada a ilegalidade do movimento.

Esta decisão mostrou aos patrões o quanto a nossa luta por seus direitos é justa e legítima, e que a mobilização dos trabalhadores e do Sindicato tinha sua razão de existir. O próprio TRT, em sua decisão, afirmou que “a greve, vista pela ótica do Direito Social, é um instrumento a ser protegido e não atacado”.

O resultado deste julgamento prova, mais uma vez, que a união, a participação, o envolvimento, a confiança, a luta, a mobilização, a organização e a força dos trabalhadores da categoria, unidos com o Sindecrep-SP, consegue conquistar vitórias e garantir a melhoria das condições de trabalho de todos.

Um Sindicato forte, atuante, estruturado e vitorioso nas lutas e na defesa dos empregados da categoria é feito da participação dos companheiros e companheiras, se envolvendo com o Sindecrep-SP ao fazer suas denúncias, críticas, sugestões, comentários, participando de nossas reuniões e assembleias, e se tornando sócio do Sindicato, contribuindo através das contribuições aprovadas em Assembleia e com a  mensalidade associativa, já que no entendimento do Tribunal apenas os empregados sindicalizados, sócios, filiados ou aqueles que expressamente autorizarem o desconto poderão contribuir com o Sindicato.

Por isso, companheiros e companheiras, reiteramos que a sua contribuição ajuda o Sindecrep-SP a manter sua estrutura ativa para lutar por seus interesses, através de seu Departamento Jurídico e dos Assessores Sindicais de Base, sempre atentos e vigilantes para garantir as melhores condições de trabalho, direitos e garantias.

Além disso, o seu Sindicato possui diversos tipos de atendimento próprio nas áreas jurídica, médica e odontológica, e convênios e parcerias em lazer, cultura, saúde e educação, com descontos especiais e voltados para você e sua família.

Companheiras e companheiros da Intervias: agradecemos aqueles que estiveram juntos do Sindecrep-SP antes, durante e depois desta greve, pois sem a força, coragem, participação, união e confiança de vocês, não teria sido possível esta vitória em favor dos trabalhadores da empresa.

Convidamos todos os empregados a fazerem parte desta nossa luta. Caso encontrem algum problema no cumprimento das obrigações por parte da empresa, DENUNCIEM. Entre em contato com a gente por telefone, e-mail, WhatsApp, pelo nosso site ou através dos nossos assessores de base. Façam valer os seus direitos!

Ajude a fortalecer o seu Sindicato: seja associado ao Sindecrep-SP. Una-se a nós como muitos outros companheiros e companheiras da Intervias já fizeram e junte-se a nossa luta. Ela já se mostrou importante para beneficiar vocês, e terá ainda mais poder com a sua participação.

Mais do que nunca, juntos somos mais fortes!

WhatsApp: (11) 99018-3508

Site: www.sindecrepsp.com.br