Vazamento de dadosTem sido cada vez mais comum casos de pessoas que são vítimas de fraudes e roubo de informações pessoais pela internet.

Pessoas mal-intencionadas podem tentar se passar por você para efetuar uma compra no seu nome, adquirir um cartão de crédito ou um financiamento, entre outras transações financeiras, podendo causar um prejuízo alto para o seu bolso.

Um exemplo deste risco é o recente vazamento de dados, divulgado no final de janeiro de 2021, em que mais de 220 milhões de pessoas tiveram dados pessoais roubados.

Na lista de informações vazadas estão CPF, salário, escore de crédito —consultado por lojas quando o consumidor faz compras— cheques sem fundos e números de telefone, entre outros. Há ainda dados de 104 milhões de veículos, de placas até o tipo de combustível usado.

Assim, todo o cuidado é pouco.

Por isso, fique atento a estas dicas:

- Ao receber SMS e/ou e-mails confirmando compras que não foram feitas por você, não responda a mensagem, nem clique em links contidos neles;

- Não aceite ligações ou responda a pessoas que se dizem ser de bancos e querem confirmar seus dados cadastrais;

- Fique atento aos gastos de cartão de crédito e ao seu extrato bancário, e se você usa o aplicativo de um banco para fazer transações, procure os meios mais seguros oferecidos por eles para fazer suas movimentações financeiras;

- Atualize seus dados cadastrais com o seu banco e operadora de cartão de crédito, assim como com o SPC, Serasa, etc, pois quanto mais recente for esta informação, mais difícil será para o fraudador se passar por você;

- Crie novos endereços de e-mail com criptografia e direcione suas redes sociais e principais transações para lá;

- Troque suas senhas regularmente e use senhas fortes e individuais para cada plataforma usada;

- Utilize aplicativos gerenciadores de senhas -- alguns deles inclusive avisam se sua senha consta em alguma base de dados;

- Ative a autenticação de duas etapas em todas as plataformas que você usa e que tenham essa função.

 

Com informações do UOL.