PLRCaros colegas,

Muitos estão nos questionando sobre o pagamento da PLR das Concessionárias Colinas e Triângulo do Sol, eis que habitualmente o pagamento é realizado no mês de março.
Através dos contatos realizados pelos colegas, tomamos conhecimento que as empresas sustentam que o pagamento não foi feito por culpa do Sindecrep-SP sob o fundamento que está dificultado as negociações de um acordo e que incluiu cláusula de cota de custeio negocial sem a aprovação dos seus empregados.
Companheiras e companheiros do grupo AB: isso não é verdade!
A nossa posição não foi de recusa e sim de questionar a empresa sobre pontos obscuros constantes na proposta encaminhada.
Em primeiro lugar, os patrões procuraram o Sindecrep-SP para negociar a PLR 2020 apenas em janeiro de 2021, já com certo atraso e, quando receberam questionamentos do sindicato, praticamente nada esclareceram, conforme será demonstrado abaixo:
Necessário informar que o sindicato recebeu a proposta através de email encaminhado pela empresa aos 21/01/2021 e fez os seguintes questionamentos:
1. Como a proposta do Acordo é para o exercício de 2020 e já estamos no ano de 2021, por favor informar se as metas estabelecidas pela empresa foram devidamente apresentadas aos empregados. Em caso positivo, quando foi apresentada?
2. A premissa fundamental para a distribuição é o atingimento do Ebitda consolidado e o plano de metas de cada empresa que é composto de metas da empresa, da área e do empregado. Qual o Ebitda pretendido? Solicitamos o envio do plano de metas.
3 . Ficou estabelecido que o pagamento será escalonado em 2 salários bases de acordo com o atingimento de metas.

Além dos questionamentos o sindicato propôs a inclusão de cláusula intitulada de cota de custeio.
Em resposta as empresas apenas rebateram a cláusula de cota de custeio, não esclarecendo os demais pontos e questionaram se o sindicato participaria do acordo para pagamento de PLR.
Vejam colegas, o sindicato sempre negociou, razão pela qual ficou surpreso com o questionamento.
As empresas não responderam os questionamentos do sindicato, assim fica evidente que quer dar a ideia de interesse na negociação, mas na realidade quer “empurrar guela abaixo” as suas condições.

Vejam, os questionamentos do sindicato são pertinentes:

Trabalhador você foi informado de suas metas?
Sabe o que é EBITDA?
Recebeu o plano de metas?
Como funciona o pagamento escalonado?

Se você não sabe, nós também não, por isso solicitamos esclarecimentos.

O sindicato não admitirá esta conduta. E mais, o Sindicato não é um cartório, que bate carimbo em um documento construído exclusivamente pela empresa para atender seus interesses, ainda que também esteja em jogo algo tão sensível aos empregados, como o recebimento da PLR.
Sabemos da importância do recebimento da PLR na vida dos empregados e não brincamos com isso, razão pela qual buscamos a Justiça do Trabalho através do pedido de mediação realizado pelo Sindicato perante o Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região.
A primeira audiência ocorreu no dia 22/04/2021 sendo concedido prazo para as partes negociarem, designando, também, nova audiência para dia 05/05/2021.
Informamos que até o presente momento a empresa não respondeu aos esclarecimentos solicitados pelo sindicato.
Reafirmamos que não temos nada a esconder. Continuaremos lutando por um PLR justo e claro para a categoria.
Reforçamos a todos o nosso compromisso de seguir em busca de um resultado que atenda aos interesses dos trabalhadores e que, além disso, seja uma resposta de justiça e resistência da classe trabalhadora.