ATENCAO AVISO IMPORTANTEA omissão e servidão dos representantes dos empregados permitiu que a negociação do PLR 2021 fosse concluída, com a aprovação de programas de injustos aos trabalhadores das empresas do Grupo CCR.

O Sindecrep-SP encerrou este ano os processos de negociação sobre os Programas de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) das concessionárias pertencentes ao grupo e apesar de termos lutado em favor de um programa justo, transparente e que pudesse beneficiar a todos os trabalhadores, fomos derrotados e os resultados destas negociações ficaram abaixo daquilo que esperávamos.

E muito do resultado destas negociações se deve à postura dos representantes dos empregados na comissão paritária do PPLR que, apesar de terem sido eleitos por seus companheiros e companheiras de empresa, não desempenharam bem a função para a qual foram escolhidos: defender os interesses de quem eles representam.

Em todas as reuniões de negociação (que foram gravadas e documentadas), os representantes dos empregados na comissão de PLR sempre estiveram alinhados aos interesses das empresas, permitindo, desta forma, a aprovação de programas injustos e se opondo à luta do Sindecrep-SP na defesa dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras da categoria.

Entre os pontos injustos aceitos pelos representantes dos empregados e aprovados pelas comissões paritárias de PLR, destaque para o não aceite de atestados médicos em caso de doenças que não seja COVID, após 7 dias e as grandes diferenças de pagamento da Participação, onde os altos cargos vão receber muito mais do que a grande maioria dos trabalhadores destas concessionárias.

Acreditamos que todos contribuem da mesma maneira, seja qual for sua função e responsabilidade, com o crescimento destas empresas. Sendo assim, não nos parece justo diferenciar o pagamento da PLR, oferecendo menos para aqueles que ganham salário menor e que são a maioria dos trabalhadores, oferecendo mais para aqueles que já possuem remuneração maior, com a alegação de que a responsabilidade destes é maior.

Defendemos regras e o pagamento da PLR com igualdade e justiça para todos!

Vale aqui destacar que o Sindecrep-SP sempre foi e sempre será a favor do pagamento da PLR. Apenas não concordamos com os pontos desfavoráveis à maioria dos trabalhadores e com a maneira como o plano foi aprovado pela comissão paritária.

Para que situações como estas não ocorram mais, alertamos a todos os companheiros e companheiras do grupo CCR que estejam atentos e responsáveis no momento de eleger seus representantes, optando por aqueles que realmente defendam seus interesses e adotem uma postura compatível com a função para a qual foram escolhidos.

Queremos orientar também aos companheiros e companheiras que toda e qualquer dúvida, crítica ou questionamento referente aos programas de PLR aprovados devem ser feitos a esses representantes dos empregados na comissão de PLR, que durante as reuniões afirmaram conhecer e entender todos os pontos referentes a estes programas, inclusive sobre diversos pontos obscuros e injustos destes programas, apontados pelo Sindecrep-SP.

Por fim, gostaríamos de dizer que o Sindicato continuará lutando ao lado das companheiras e companheiros da categoria, alertando e denunciando atitudes passivas e alienadas, assim como sempre nos colocaremos contrários a propostas que sejam prejudiciais aos trabalhadores e trabalhadoras.